Turismo

Turismo


(Pés de pau-brasil): Avenida Belmino Correia


O município de São Lourenço da Mata é conhecido em todo o país como “A Capital Nacional do Pau-Brasil”, título que recebeu em virtude de possuir a maior reserva ecológica de Tapacurá, remanescente da Mata Atlântica, aonde são encontrados mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil. O patrimônio histórico da cidade também é bastante rico, com Usinas, Igrejas e Engenhos dos tempos coloniais. É o caso da Igreja Matriz de São Lourenço, das usinas Capibaribe e Tiúma, e de vários outros engenhos de cana-de-açúcar, que servem de rota para os apreciadores do turismo rural.

Atualmente, a Prefeitura de São Lourenço da Mata estuda projetos que viabilizem roteiros turísticos que incluam o acesso a estes engenhos, proporcionando aos admiradores do segmento o acesso aos casarios e as suas estruturas, assim como a gastronomia típica. Outro atrativo do município é a Estação Ecológica de Tapacurá, que ocupa uma área de 776 hectares. Pertencente a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a sua finalidade são as pesquisas em botânica, zoologia e ecologia, com hábitos de conservação de recursos florestais e da fauna da Mata Atlântica.


Sugestões de passeios e lugares turísticos:



Igreja Matriz

Construída em 1621, com altar-mor em estilo barroco, a Igreja fica localizada no bairro do Alto da Igreja, no paço da Prefeitura Municipal, e tem como santo padroeiro São Lourenço.




Igreja de Nossa Senhora da Luz (Matriz da Luz)

Considerada por historiadores a segunda igreja mais antiga do Brasil, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, localizada no distrito de Matriz da Luz, a 15 quilômetros do centro da cidade, foi erguida em 1540. De construção clássica, ela preserva elementos arquitetônicos originais, a exemplo de uma pia batismal do século XVI e seteiras na parte posterior da Igreja, o que indica a função secundária de Forte. Apesar de ter passado por inúmeras ampliações e modificações, sendo a última uma restauração em seu altar-mor no início de 2009, ela ainda conserva características do passado.

Como costume antigo, a povoação cresceu nos entornos da Igreja, e segundo documentos do período holandês, ela era conhecida como Povoação da Muribara. Como nas regiões vizinhas, a área é rica em pau-brasil. Atualmente a igreja é tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE). Além da Igreja de Matriz da Luz, o povoado conta com a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos, de data posterior.




Igreja de Santo Antônio

A Igreja está localizada no bairro de Tiúma, próxima a extinta usina de cana-de-açúcar que recebia o mesmo nome.

 



Barragem de Tapacurá

Construída no engenho de mesmo nome, a barragem foi inaugurada em 1977, com o intuito de diminuir o fluxo das águas das enchentes do rio Capibaribe e de armazenar a água que segue para a adutora da Compesa, no bairro do Curado, e é destinada ao abastecimento de água da população do Recife e Região Metropolitana.

 



Estação Ecológica do Tapacurá

Criada em 1975, a Estação está instalada nas terras em que funcionava a antiga Escola Superior de Agricultura São Bento. Ao todo são 776 hectares de terra, ocupado por matas primitivas, capoeiras e terrenos vagos, além de um lago formado pela represa do Rio Tapacurá. Na Estação são desenvolvidas diversas pesquisas na área de botânica, zoologia e ecologia. No local também são realizas atividades de produção de mudas de espécies frutíferas e florestais de interesse da Mata Atlântica, com destaque para o Pau-Brasil, Pau-Jangada e Ipê. O acesso ao local pode ser feito através das Rodovias BR-232 e PE-040, mas as visitas devem ser agendadas previamente através do telefone (81) 3320-6071, uma vez que a estação é de propriedade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


Pgina Inicial

Praa Dr. Arajo Sobrinho - Centro - CEP 54.735-565 | Fone: 81-3525.9437 | e-mail: prefeitura@slm.pe.gov.br