Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata A cidade do Pau-Brasil.

Igrejas de Matriz da Luz são tombadas pelo Coepa

A resolução determina que ambas, localizadas na Praça Diácono Adão José de Morais, no Centro do distrito, fossem preservadas pela Fundarpe, pelo valor histórico e arquitetônico

No último dia (6), as Igrejas de Nossa Senhora da Luz (matriz) e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (capela), localizadas no distrito de Matriz da Luz, em São Lourenço da Mata, foram tombadas pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa), como patrimônio histórico e cultural de Pernambuco.

A resolução foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco (DOU), e determina que ambas, localizadas na Praça Diácono Adão José de Morais, no Centro do distrito, fossem preservadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), pelo valor histórico e arquitetônico.

Para o prefeito Bruno Pereira, este é um reconhecimento mais que merecido. “A Igreja de Matriz da Luz é datada desde 1540, como comprovam registros, sendo uma das mais antigas do Brasil. Além disso, há elementos e histórias importantes da nossa cultura, como arquitetura típica de vários períodos, como uma pia batismal do século XVI, que encontramos na Igreja Matriz. Também foram encontrados nas paredes, corpos, que provavelmente pertenciam aos nobres da região, e foram removidos com o tempo. Já na capela um altar-mor e teto sustentado por tesouras de madeira, que pertencia aos negros para realização dos seus cultos”, detalhou.

Olá, deixe seu comentário para Igrejas de Matriz da Luz são tombadas pelo Coepa

Enviando Comentário Fechar :/